A Radiologia Intervencionista conhecida como vascular envolve todos os procedimentos que utilizam artérias e veias como via de acesso para que o catéter cheque ao órgão doente. Porém em se tratando das próprias veias e artérias, a técnica também tem muito a oferecer, principalmente no tratamento de embolia de pulmão e varicocele. Também são realizados, por meio dessa especialidade, procedimentos para reabrir ou ampliar vasos sanguíneos obstruidos, como no caso de arteriosclerose(endurecimento das artérias) e aneurisma de aorta abdominal e torácico, além da dilatação de artérias carótidas e vertebrais que levam o sangue ao cérebro. O fechamento da passagem de sangue pode levar a perda de membros, derrame cerebral ou comprometimento de órgãos vitais por ocorrência de infarto, derrames e aneurismas. A técnica também possibilita a abertura de acesso venoso central, recomendado para pacientes que fazem tratamento de hemodiálise ou quimioterapia.
Obstrução de Artérias
Nas pernas, nas artérias que vão ao cérebro e órgãos da barriga ( abdômen), este entupimento causa o bloqueio da circulação e pode causar dor quando anda e pode até levar a amputação da perna ou Derrame Cerebral por falta de fluxo no cérebro, podendo causar morte. Ainda, o entupimento das artérias renais é uma das principais causas de pressão alta que pode inclusive levar a problemas do coração.
Derrame Cerebral (AVC)
Nesta doença, uma das principais causas de morte nos dias de hoje, é possível atuar tanto no derrame por sangramento no cérebro, através do fechamento dos aneurismas com molas microscópicas, como também no entupimento agudo das artérias do cérebro e pescoço. Através da Radiologia Intervencionista é possível abrir vasos do cérebro como também do pescoço ( artérias carótidas e vertebrais). Este último através da angioplastia que é a dilatação da artéria com implante de pequena mola no interior da artéria chamado de stent.
Embolia Pulmonar
Segundo a estatística americana existem cerca de 600 mil casos novos de embolia nos Estados Unidos por ano. Destes 11 % morrem por embolia pulmonar maciça antes de chegar ao Hospital e apenas 30 % são diagnosticados e tratados. A embolia pulmonar, que é o deslocamento de coágulos de alguma parte das veias do corpo para o pulmão, impede a troca gasosa e em casos graves causa a morte do paciente. Com os procedimentos de Radiologia Intervencionista é possível ir com o cateter dentro do pulmão e injetar medicamentos que dissolvem o coágulo ou aspirar os mesmos com micro cateter especiais.
Tem dúvidas? Dê uma olhada em Tudo de A a Z
Vídeos Relacionados
Ver essa foto no Instagram
Caso da Semana
Caso Clínico
Angioplastia de Artéria de Rim Transplantado há 4 meses e evoluindo com fechamento de 90% da luz da Artéria o que resultaria a perda do Transplante.
Caso Clínico
Paciente feminina, 75 anos, cardiopata, com arritmias evoluindo há 20horas atrás com quadro de acidente vascular cerebral isquêmico
Caso Clínico
Paciente masculino, 60 anos com quadro de evolução de 4 dias com cólica renal á direita de forte intensidade.
Caso da Semana – 20102013
Feminina, 64 anos com quadro acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame cerebral)
Caso da Semana – 23042013
Paciente hipertenso, cardiopata, apresentando aneurisma de artéria coronária esquerda indicado tratamento com Embolização.
Artigos Relacionados
Stents Vasculares
O que é Stent? Obstrução de Artérias O que são stents? Stents, são pequenas malhas tubulares de metal de diversas ligas diferentes e que [...]
Saúde vascular e viagens
Saúde vascular e viagens Obstrução de Artérias Você sabia que ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, como em voos de longa duração, [...]
Minimamente Invasiva
Minimamente invasiva Obstrução de Artérias Minimamente Invasiva, a Radiologia intervencionista, é hoje uma das principais alternativas para procedimentos e intervenções cirúrgicas para diversos tipos [...]