Melhore sua saúde vascular

  • Obstrução de Artérias

A vida agitada, excesso de atividades e a falta de cuidados com a saúde tem levado a um grande aumento de doenças relacionadas à obstrução de veias e artérias. Com isso, muitas pessoas acabam deixando de lado alguns hábitos saudáveis que poderiam evitar problemas graves e, por vezes, fatais, explica Dr. Alexander Corvello, especialista em Radiologia Vascular e Intervencionista.

Alimentação. Para melhorar a saúde de veias e artérias é melhor optar por alimentos com baixo nível de colesterol e gordura saturada e contenham uma boa dose de fibras.

Exercícios. Manter o corpo parado favorece a retenção de líquidos e dificulta o fluxo de sangue para veias e artérias, favorecendo o aparecimento de problemas de origem vascular, principalmente nas pernas. Caminhadas diárias, dança e até subir as escadas ao invés do elevador deixam o corpo mais ativo.

Líquidos. Quanto maior a ingestão de líquidos, melhor será a irrigação e nutrição de sangue no organismo. Quando o corpo tem uma quantidade menor de água na corrente sanguínea, o sangue aumenta sua viscosidade, prejudicando a circulação, pressão arterial e o funcionamento de vários órgãos.

Álcool e Cigarro – Apesar de bebidas como o vinho serem ligadas ao melhor funcionamento vascular, o álcool em grandes quantidades leva a desidratação e prejudica a saúde de veias e artérias. Já o cigarro diminui a espessura dos vasos sanguíneos e altera a coagulação e a concentração de oxigênio no sangue, favorecendo processos que levam a trombose, principalmente quando há fatores de risco.

Controle de doenças – O controle da hipertensão e da diabetes são essenciais para a saúde vascular. A pressão alta é considerada um dos principais fatores que elevam o risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca ou danos vasculares como o derrame (AVC). Já o diabetes favorece o aparecimento de doença arterial periférica devido aos danos que a doença pode causar aos vasos sanguíneos.

Embora a genética esteja associada a maioria das doenças vasculares, através da mudança de hábitos é possível minimizar o risco do surgimento ou a piora de um quadro.