Miomas Uterinos
Mioma Uterino
Técnica de embolização preserva o útero e a feminilidade feminina
A embolização das artérias uterinas proporcionar uma melhor qualidade de vida, mais saúde e disposição as mulheres que têm miomas. A técnica controla os sintomas, como hemorragias e dores que são tão comuns para quem sofre com o problema. O médico Alexander Ramajo Corvello, radiologista intervencionista do Instituto de Radiologia Intervencionista (Inrad), explica que o procedimento é seguro e eficaz, pois consiste na obstrução do fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o útero. Ivone já havia contado a sua história na 15ª edição da Revista Corpore. Ela lembra que sentiu a diferença logo no primeiro mês após a cirurgia ponto o Seu útero havia dobrado de tamanho e nos períodos menstruais, ela tinha hemorragias. O fluxo sanguíneo era tão intenso que me impossibilitava de sair de casa. Ainda bem que isso ficou para trás em minha vida, completa.
A embolização uterina pode trazer vantagens para as mulheres. A maior delas é a preservação do útero, um órgão importante associado à feminilidade. Além disso, aumenta em até 30% a possibilidade de gravidez em casos selectos de infertilidade devido aos miomas”, ressalta ao médico.
Vitória da medicina e da tecnologia
A funcionária pública federal Mirian Gonçalves Pereira de 42 anos teve três abortos consecutivos. As gestações eram interrompidas Logo no início ponto eu descobri por meio de exames que eu perdi os bebês por causa de miomas uterinos ponto isso aconteceu em 2002. O médico, na época me disse que a única saída era a retirada do meu útero, porque os biomas estavam afetando a minha saúde a notícia caiu como uma bomba na minha cabeça ponto era o fim do sonho de ter mais um filho, lembra Miriam quando a funcionária pública já se preparava para dar entrada na documentação para retirada do útero, uma amiga soube da embolização uterina ele indicou. Para ela, foi a melhor coisa do mundo naquele momento, pois não iria mais ficar sem o útero. “Fiz a intervenção e deu tudo certo. Os miomas foram regredindo muito com o tempo. Os sintomas de mal-estar melhoraram e as hemorragias também pararam. O mais incrível foi a notícia de uma nova gravidez, um acontecimento que eu nem esperava mais, mas aconteceu e deu tudo certo, tanto que hoje o Luiz Felipe já está com 4 anos e eu, sem nenhum problema no meu útero”, comemora.
Um outro exemplo de final feliz é o da assistente contábil Ivone dos Santos, de 40 anos, ela também engravidou um ano depois de ter feito a embolização uterina. “Não tenho nem palavras para expressar a minha grande felicidade. Considero a minha gestação um presente de Deus”, comemora a Ivone.
Os miomas foram descobertos justamente quando ela tentava engravidar. Por não conseguir engravidar, procurou ajuda médica. Depois de fazer alguns exames específicos, o médico me mostrou os miomas que tinha no meu útero. Quando vi, entendi na hora porque não engravidava, conta. Depois do tratamento com o Dr Corvello, a tão sonhada gravidez aconteceu, mesmo ela não acreditando mais nessa possibilidade. Hoje eu me sinto duplamente feliz ponto primeiro por ter preservado o meu útero e segundo por ter engravidado de Ana Clara, enfatiza a assistente contábil.
Órgão da feminilidade
A possibilidade de retirar o útero, para muitas mulheres é sinônimo de grande preocupação pois muitos associam o seu órgão a fertilidade. Além disso, a solução pode abalar psicologicamente a mulher na sua mais marcante Essência: a feminilidade. A embolização (que implica na obstrução do fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o útero), dentro de suas indicações específicas, é uma das alternativas para os pacientes que querem tratar o problema sem optar pela retirada do órgão foi o caso de Ivone, esclarece o especialista que atendeu durante todo o tratamento. Para o médico é importante a mulher sempre se submeter a exames de rotina, pois os miomas são detectados através de equipamentos de ultrassonografia.
O médico alerta que em muitos casos os miomas surgem de forma silenciosa, sem provocar sintomas. As causas do surgimento dos miomas ainda não são completamente conhecidas, mas acredita-se que a preposição genética pode ter alguma influência na sua incidência. O tamanho dos miomas podem variar de 1 a 10 cm e são mais frequentes em mulheres com faixa etária entre 30 e 40 anos, período em que acontece a maior fertilidade e existe maior quantidade de estrogênio no organismo.
Como é a técnica
A embolização do mioma no útero é um tratamento minimamente invasivo que não precisa de pontos ponto o médico faz um corte de no máximo 2 mm na região da virilha, por onde introduz um fino tubo até as artérias uterinas irrigam os miomas ponto depois de localizá-las, injeta micropartículas plásticas por dentro do tubo para obstruir essas artérias. Com isso os nutrientes não chegam aos miomas que não crescem mais. A técnica é não cirúrgica e dura em média uma hora. De acordo com o médico radiologista intervencionista, a técnica não interfere nas funções normais do útero que passa a receber nutrientes através de circulações colaterais que o mantém saudável. O ato da embolização uterina é indolor, pois não há terminais de dor no interior das artérias. O material utilizado para obstrução das artérias não provoca a rejeição. O produto sintético é usado há mais de 20 anos na medicina. A técnica é realizada por radiologistas intervencionistas. A paciente é monitorada durante o tempo todo por equipamentos modernos de raio-x de alta resolução que permitem uma excelente visualização das imagens obtidas e grandes segurança.
A embolização é utilizada desde a década de 70, para diminuir o sangramento em controlável no pós-parto tratamento de tumores malignos (câncer), aneurismas e em hemorragias nas mais diversas partes do corpo.
A embolização pode ser utilizada com técnicas associadas como, por exemplo, a cirurgia de miomectomia, uma outra técnica que preserva o útero e que quando usadas simultaneamente com a embolização elimina as hemorragias durante a operação de tumores que são geralmente muito irrigados (vascularizadas), finaliza Dr Corvello.
Deixe um Comentário